São João pede cuidados com os pets
Donos precisam deixar o ambiente do animal confortável em meio ao barulho das bombas juninas
Assessoria de Comunicação / Breno Leal
Uma das características mais fortes do São João são os fogos de artifício e as bombas. Tradicionais nos festejos juninos, eles fazem alegria da criançada e até mesmo dos adultos. Porém, quem tem animal de estimação sabe o quanto esses estouros deixam os bichos inquietos. Alguns cuidados são necessários nessa época, para que os pets não sofram com o barulho.
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, Karla Almeida, explica que o ideal durante os festejos juninos é que o dono torne o momento o mais agradável possível para o animal. “Os cães, principalmente, têm uma sensibilidade muito grande com barulho. Se o dono conseguir isolar o barulho, dar ao animal uma alimentação que ele goste e deixe à disposição alguns brinquedinhos, a fim de evitar o estresse, vai ser muito melhor para o pet”, orienta a coordenadora, lembrando que animais que quase não tiveram contato com barulho durante a vida sofrem ainda mais com esses fogos.
Outro fator que merece a atenção dos donos de animais são as fogueiras. “Principalmente no caso de animais que vivem em casa, quando soltos e assustados com o barulho, há risco de queimadura nas patas. Por isso, é importante que os donos estejam atentos”, ressalta Karla.