Aplicativo gratuito voltado para a promoção da saúde pretende garantir acesso à toda população
App Pro Saúde Ativa foi desenvolvido pela professora da Estácio, Alessandra Cury
Mídia Nova / Renata Pais
Todo mundo sabe que a prática de exercícios físicos é essencial na qualidade de vida. Esta é uma das primeiras orientações que os médicos dão a seus paciente em seus consultórios. Com 100% de certeza disso, Alessandra Cury, professora do curso de Educação Física da Estácio, desenvolveu o aplicativo Pro Saúde Ativa, com foco na acessibilidade das atividades físicas e promoção de cuidados em saúde pública. O App gratuito está disponível nas plataformas digitais, com treinos que podem ser executados em casa ou em academias populares, além de dicas de saúde e receitas saudáveis.
Alessandra Cury é profissional de Educação Física e fisioterapeuta, especialista em Condicionamento Físico em academias e mestre em Saúde da Família. Há nove anos na Estácio, ela conta que a ideia da plataforma surgiu após observar duas funcionárias da sua casa.
“Elas não tinham bons hábitos de saúde e nem oportunidade para melhorarem a qualidade de vida através de atividades físicas, mas tinham acesso ao mundo digital e sabiam usar as redes sociais. Isso me fez refletir”, disse Alessandra.
Ingressando em seu mestrado procurando soluções para a falta de acesso a uma vida mais saudável, Alessandra realizou pesquisas em unidades de saúde para entender melhor o problema que havia se deparado, e chegou ao resultado de que, caso houvesse um aplicativo gratuito e de fácil manuseio as pessoas teriam mais condições de fazer atividades físicas e viveriam melhor.
Foi quase um ano para o desenvolvimento e o lançamento da plataforma, composta por site e aplicativo móvel para Android e IOS. O App Pro Saúde Ativa foi lançado este mês e, para facilitar a entrada daqueles que não possuem acesso contínuo à internet, os treinos podem ser salvos e acessados offline.
“Muito se fala das doenças e remédios e se deixa de lado a promoção de saúde, como incentivar uma boa alimentação, a prática de atividade física, iniciativas que reduzem o gasto com tratamentos, por exemplo. Quanto mais as pessoas praticarem atividades físicas, se alimentarem bem e tiverem bons hábitos de saúde, mais elas serão produtivas, levarão saúde até suas famílias e terão um convívio mais saudável”, apontou a professora, que busca parcerias com Prefeituras para a divulgação da plataforma nas unidades de saúde onde foram realizadas as pesquisas.
Para conhecer o Pro Saúde Ativa basta acessar a loja virtual do seu dispositivo e buscar por “Pro Saúde Ativa”, realizar o download e fazer um cadastro simples e rápido. Na plataforma é possível encontrar treinamentos, com vídeos curtos da professora Alessandra ensinando movimentos, dicas de saúde e receitas. Nele também é possível encontrar endereços de unidades de saúde e locais gratuitos para a prática de atividades físicas.