Prefeitura de Maceió deve iniciar nova tecnologia de contenção do avanço do mar
Documentação para autorização da obra será enviada ao Instituto do Meio Ambiente de Alagoas na próxima semana
Ascom Seminfra / Maurício Manoel
Prefeitura mantém em execução a aplicação de ‘sandbags’. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra
A Prefeitura de Maceió segue estudando a melhor maneira de frear o avanço do mar na costa da capital. Uma reunião na última quarta-feira (14) definiu, para até a próxima segunda-feira (20), que a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) enviará ao Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) a documentação necessária para obtenção de licença ambiental para atuar, inicialmente, na orla de Jatiúca.
Com a liberação do órgão ambiental, a Seminfra colocará em prática a aplicação dos “big bags”, que são grandes sacos preenchidos com areia da praia, implantados um sobre o outro, funcionando como escudo para proteger a área costeira da capital alagoana.
Um estudo técnico realizado pela Seminfra identificou 11 pontos de erosão emergenciais entre o Pontal da Barra e Cruz das Almas. Destes, oito são considerados urgentes e receberão a aplicação da nova tecnologia para contenção do processo erosivo.
“São intervenções que a gente não pode esperar mais. Estaremos apresentando ao IMA toda essa questão para obter a licença e iniciar imediatamente a aplicação de uma nova tecnologia que vai frear o processo erosivo em nossa capital”, destacou o secretário municipal de Infraestrutura, Fabrício Galvão.
Atualmente, o município mantém em execução a técnica denominada ‘sandbag’. O material funciona como dissipador de energia enterrado na praia para proteger a área deteriorada pela força das ondas. A aplicação dos ‘big bags’ não interferirá na obra já em andamento.
Estiveram presentes na reunião no auditório da Prefeitura de Maceió, em Jaraguá, representantes do Ministério Público Federal, Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Defesa Civil de Maceió, Secretaria Municipal de Governo, Secretara de Patrimônio da União e Procuradoria Geral do Município.