Plantação de tomates em Palmeira dos Índios desviava água que abasteceria mais de 120 famílias
Nova fraude foi revelada pelas equipes de fiscalização da concessionária Águas do Sertão
Amais Imprensa / Aline Angeli
O combate às fraudes em ligações de água segue intenso no interior de Alagoas.
Em mais uma operação realizada nesta quarta-feira (04/12) pela equipe de fiscalização da Águas do Sertão em conjunto com a polícia, outro caso de furto de água foi revelado, dessa vez em uma fazenda próximo ao trevo de Palmeira dos Índios.
A ligação clandestina foi identificada irrigando uma extensa plantação de tomates. Os técnicos calculam que cerca de 40.000 litros de água eram desviados diariamente para irrigar a área de 15 mil metros quadrados, volume que seria suficiente para abastecer aproximadamente 122 famílias, ou quase 400 pessoas.
“Em meio às dificuldades de abastecimento que afetam a região devido ao alto consumo, a descoberta é um exemplo dos esforços da concessionária em combater irregularidades e assegurar o abastecimento para a população”, afirma o engenheiro Heron Lima, gerente de eficiência operacional da Águas do Sertão.
“É fundamental ressaltarmos que a água é um patrimônio público e que qualquer tentativa de desvio ou de manipular o consumo registrado nos hidrômetros pode ser classificada como furto qualificado”, explica. Segundo o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, subtrair água de imóveis ou diretamente da rede pública é crime, com pena prevista de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa.
A descoberta do esquema ilegal reforça a necessidade de um uso consciente dos recursos hídricos e demonstra a eficácia das ações preventivas e de controle em execução na região. “Contamos com a colaboração da população, reportando anonimamente qualquer suspeita de irregularidades ou vazamentos”, completa. Os clientes podem entrar em contato no 0800 000 2122 (com chamada de voz e WhatsApp), pelo novo aplicativo da concessionária, disponível para Android e IOS, ou pelo site www.aguasdosertao.com.