Teatro Deodoro completa 106 anos de fundação com programação gratuita
Na terça-feira (15), data do aniversário da centenária casa alagoana, o público poderá assistir ao espetáculo Solidão no Fundo da Agulha, de Ignácio de Loyola Brandão
Teatro, dança, música, lançamento de livro, feira de artesanato e atividades solidárias fazem parte da programação, com entrada franca, da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) para comemorar os 106 anos de fundação do Teatro Deodoro. Na terça-feira (15), data do aniversário da centenária casa alagoana, o público poderá assistir ao espetáculo Solidão no Fundo da Agulha, de Ignácio de Loyola Brandão, a partir das 20h, no Deodoro.
O show, que tem direção de Marcelo Lazzarato, mescla alguns textos do livro interpretados pelo próprio autor com as canções que são citadas nessas crônicas, interpretadas por Rita Gullo, filha do escritor. O repertório é eclético e traz compositores como Chico Buarque, Dolores Duran, Charles Trenet e Osvaldo Farrés.
Programação
A programação conta ainda com o espetáculo O Regresso das Borboletas, oriundo do Edital de Ocupação da Sala de Dança do Complexo Cultural Teatro Deodoro, que vem sendo desenvolvido pela Diteal e o Ballet Maria Emília Clark.
A apresentação, que acontece no Deodoro, na quarta-feira (16), às 16h, é destinada a estudantes de 13 escolas das redes estadual e municipal de ensino de Maceió. Os estudantes devem retirar os ingressos meia hora antes do início do espetáculo, na bilheteria do Deodoro. Ainda na quarta-feira (16), às 20h, no Deodoro, o público vai assistir ao show Júnior Almeida, Em Casa, simples assim. Os ingressos devem ser retirados duas horas antes do inicio da apresentação, na bilheteria do teatro.
E na quinta-feira (17), último dia da programação, das 16h às 18h, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, acontece o projeto Caricatura Solidária. As 20 primeiras pessoas que levarem dois quilos de alimentos não perecíveis vão ganhar uma caricatura feita pelo artista visual Levy Paz. O projeto prossegue das 19h às 21h, no Pátio Externo do Deodoro (ao lado do Shopping Popular). Todo o alimento arrecadado será doado para instituições de caridade.
Às 19h, no Teatro Deodoro, acontece o lançamento do livro Bebgor, de Pedro Onofre. E às 20h será apresentada a peça Bebgor, que traz no elenco o ator e dramaturgo Pedro Onofre, que volta ao palco despois de 50 anos. O texto, premiado pelo Edital das Artes da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), mostra o conflito de um Juiz de Direito que sentenciou, injustamente, um preso político, levando-o ao suicídio.
Ela tem direção de Lael Correia e traz ainda Aline Marta, Delberto Santana e Naeliton Santos, além da participação especial de Otávio Cabral. Parte dos ingressos deste espetáculo foi destinada a estudantes de Teatro. O público em geral pode retirar os ingressos duas horas antes do espetáculo, na bilheteria do Teatro Deodoro.
E a partir das 21h, no Pátio Externo, numa realização da Diteal e do grupo Identidade Alagoana, começa o 10º Encontro Artístico Identidade Alagoana. Nele, o público vai pode assistir os shows de Gustavo Gomes e das bandas Freedom Songs Reggae, Autopse e Nois Q Faiz.