Prefeitura do Recife divulga programação do Carnaval 2016; confira!
Emicida, Lenine, Toni Garrido, Jota Quest e Ayrton Montarroyos são destaques
Emicida, Lenine e Ayrton Montarroyos estão entre os destaques da programação oficial do carnaval do Recife este ano. Serão mais de duas mil apresentações de aproximadamente mil artistas, sendo 99% locais. As informações foram divulgadas na manhã desta quarta-feira (13). Serão nove polos centrais, 34 polos de bairro, três infantis e seis corredores da folia. Uma das novidades deste ano é que o Polo do Samba deixa o Pátio de São Pedro e passa a ocupar a Rua da Moeda, no Bairro do Recife.
Outra mudança é também a tradicional noite dedicada ao samba no Marco Zero. Neste ano, os shows vão ser no domingo, invés da segunda-feira como vinha acontecendo nos últimos anos.
A festa faz homenagem ao maestro Forró, ao Clube Carnavalesco Misto Pão Duro e ao Maracatu Nação Porto Rico. O primeiro porque representa a nova geração de artistas do estado. Já o clube e o maracatu foram escolhidos por estarem comemorando 100 anos em 2016.
A secretária de Cultura, Leda Alves, exaltou a resistência do Marcatu Nação Porto Rico e do Clube Pão Duro. “Homenageá-los é afirmar a capacidade de resistência da cultura popular. Essas duas agremiações centenárias estão aí mesmo enfrentando todas as dificuldades. Eles resistem e homenagear é o mínimo que podemos fazer”, aponta a secretária.
O trabalho de maestro Forró mostra a capacidade de renovação também, afirma a secretária. “Essa mistura é a cara da cultura do Recife e também do Brasil. Temos o índio, o negro, maracatu, frevo”, exalta. O maestro fez questão de agradecer pelo reconhecimento. “Eu vi cidades com carnavais fenomenais, mas nunca como o nosso Recife. Ser um dos homenageados de uma cidade com o carnaval do Recife, para mim é sonhar acordado”, pontuou.
Entre as atrações nacionais estão a banda Jota Quest, o sambista Jorge Aragão, o Rappa e Leci Brandão. Também estão previstos shows como Nação Zumbi, Otto, Mundo Livre S/A, Alceu Valença, Maestro Forró, Geraldo Azevêdo, Toni Garrido, Spok, Fundo de Quintal e Natiruts.
Voltados para a família, os polos infantis vão ocupar agora três parques da capital pernambucana: o Dona Lindu, na Zona Sul, e os da Jaqueira e de Santana, na Zona Norte. Cada um vai ter programação própria voltada para os pequenos.
A secretária de Cultura destacou ainda as dificuldades financeiras pelas quais o país vem passando e que se refletem também no Recife e no orçamento do carnaval. “Houve uma redução muito grande. A gente não entregou ainda o total de quanto vai custar o carnaval, estamos fechando. É difícil dizer aos artistas isso, sobre as dificuldades [financeiras]. Nem sempre o 'mingau' pode ser como o do ano passado, quando a situação era outra”, afirmou.
“Estou unesse clube há 50 anos e nunca pensei que chegaria onde chegamos. Obrigada a todos aqueles que estão aqui, é só o que posso falar”, disse, emocionado, José Levino, presidente do Clube Carnavalesco Pão Duro.
O mestre Chacon Viana, da Nação de Maracatu Porto Rico, agradeceu às gerações anteriores. “A minha mãe está há três décadas no maracatu, mãe Elda. Não é fácil manter uma história viva, sem deixar a peteca cair. Hoje sabemos que o maracatu não é mais de Pernambuco, ele é do mundo”, afirmou.
Decoração
O retorno às raízes africanas é o conceito principal da decoração do carnaval do Recife neste ano. O arquiteto Eduardo Lira assina mais uma vez a coordenação dos trabalhos. “A gente já homenageou várias vezes o maracatu, mas a nação é diferente. Fomos atrás da chegada das caravelas, as origens. As figuras vão ser grandiosas, é como se elas tivessem nascendo do asfalto”, aponta Lira.
O designer cubano David Alfonso e a designer Bel Andrade assinam os traços. “O desafio esse ano era trabalhar mais uma vez com o maracatu. Fomos para as nossas raízes africanas. Cuba tem uma relação muito próxima com a cultura. Fui ao Museu dos Orixás, lá em Cuba. Mudam algumas coisas, mas a essência é a mesma”, conta Alfonso, que trouxe a cultura de sua terra também para o traço.
Já foram confirmadas apresentações em alguns polos, confira a lista abaixo.
Maestro Forró:
Sexta (Marco Zero), Domingo (Quartel General do Frevo e Jardim São Paulo), Segunda (Praça do Arsenal) e Terça (Pátio de São Pedro e Marco Zero).
Alceu Valença:
Segunda (Brasília Teimosa) e Terça (Marco Zero).
Elba Ramalho:
Sexta (Marco Zero), Terça (Brasília Teimosa e Marco Zero).
Lenine:
Sexta (Marco Zero), Sábado (Marco Zero), Domingo (Campo Grande).
Emicida:
Segunda (Mustardinha) e Terça (Casa Amarela).
Nação Zumbi:
Segunda (Marco Zero) e Terça (Lagoa do Araçá).
O Rappa:
Segunda (Marco Zero).
Leci Brandão:
Segunda (Rua da Moeda) e Terça (LInha do Tiro).
Fundo de Quintal:
Domingo (Marco Zero) e Segunda (Chão de Estrelas)
Ayrton Montarroyos:
Segunda (Casa Amarela).
Jota Quest:
Segunda (Marco Zero).
Spok Frevo Orquestra:
Sexta (Marco Zero), Domingo (Praça do Arsenal e Quartel General do Frevo) e Terça (Lagoa do Araçá e Marco Zero).
Mundo Livre S/A:
Segunda (Pátio de São Pedro).
Otto:
Sexta (Marco Zero) e Domingo (Alto José do Pinho).
Jorge Aragão:
Domingo (Marco Zero) e Segunda (Lagoa do Araçá)
Nena Queiroga:
Sexta (Marco Zero), Sábado (Marco Zero), Domingo (Casa Amarela) e Terça (Campo Grande).
Almir Rouche:
Sexta (Marco Zero), Sábado (Marco Zero), Segunda (Linha do Tiro) e Terça (Lagoa do Araçá).
André Rio:
Sexta (Marco Zero), Domingo (Lagoa do Araçá), Segunda (Jardim São Paulo) e Terça (Marco Zero).
Luiza Possi:
Sexta (Marco Zero), Domingo (Várzea).e Segunda (Burity).
Toni Garrido:
Terça (Pátio de São Pedro).
Antônio Carlos Nóbrega:
Domingo (Marco Zero).
Maestro Duda:
Sábado (Marco Zero), Domingo (Quartel General do Frevo) e Terça (Mustardinha).
Maestro Formiga:
Segunda (Marco Zero) e Terça (Quartel General do Frevo).
Família Salustiano:
Domingo (Praça do Arsenal) e Terça (Parque Dona Lindu).
Café Preto (Cannibal):
Sexta (Marco Zero) e Domingo (Alto José do Pinho).
Silvério Pessoa:
Sábado (Marco Zero) e Domingo (Burity).