Natura lança a primeira plataforma de cocriação cosmética do país
Nova rede traz mais interação para o projeto de inovação aberta Cocriando Natura
A Natura, multinacional brasileira do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, dá mais um passo no constante aprimoramento de suas formas de inovar e inaugura a primeira plataforma de cocriação cosmética do país. O lançamento representa uma evolução do Cocriando Natura, programa de inovação aberta que reúne pessoas que se identificam com a essência da empresa, para atuar de forma colaborativa na construção de ideias, conceitos e protótipos de inovação.
A nova plataforma de Cocriando possibilita aos usuários compartilharem ideias em formatos variados, como vídeos, fotos e desenhos, de forma mais organizada, divertida, colaborativa, por meio de todos os tipos de dispositivos conectados à internet – computador, tablets e celulares. O processo de cocriação, antes realizado pelo Facebook, ficou mais moderno e divertido. Todo o conteúdo criado agora pode ser acessado por qualquer internauta, diferentemente do que acontecia antes.
Para participar, dar opiniões e compartilhar conteúdos, no entanto, é necessário fazer um cadastro para obter um perfil. Os usuários mais ativos ganham visibilidade e são reconhecidos por meio de medalhas e rankings.
“O processo de inovação fica ainda mais rico quando conduzido de maneira colaborativa. O trabalho em rede possibilita que a interação das diferentes partes, com diferentes pontos de vista, gere um resultado surpreendente. A nova plataforma chega para facilitar esse processo de cocriação e tornar a experiência do público ainda mais prazerosa e divertida”, afirma Adriano Jorge, gerente de inovação da Natura.
Para estrear o novo espaço, estão abertas duas jornadas, como são chamados os desafios de inovação do Cocriando. A Jornada de Bem-Estar faz um convite para a cocriação de conceitos, produtos e serviços que ampliem o bem-estar para todos. A Jornada Tododia convida a rede a pensar sobre como a Natura pode trazer mais cuidado, beleza e prazer para a rotina das pessoas. Dessa forma, a companhia se aproxima cada vez mais de seus consumidores e os torna parte de seus processos de criação, entendendo de perto suas necessidades para inovar e atender de forma eficaz às suas expectativas.
A Natura também lança no fim deste mês dois presentes para o Dia das Mães 2015 que são os primeiros produtos inspirados em ideias e conceitos de cocriadores. O grupo que participou da jornada Presentes, em outubro de 2013, ressaltou que estes deveriam enfatizar os momentos especiais, os rituais e ajudar a contar histórias. O kit Natura Tododia Miniaturas traz três hidratantes corporais em versão de 80ml (algodão; avelã e romã e amora e amêndoas) em uma embalagem exclusiva, adornada com uma poesia. O outro kit que resultou da cocriação é o Tododia Aconchego Lavanda e Vanila. O presente é composto por um sabonete em barra massageador, um creme hidratante para os pés, um spray de corpo e ambiente perfumado, um hidratante corporal para pele extrasseca e uma cartilha com gestuais para relaxamento durante o uso do produto.
Acesse em: http://cocriando.natura.net
Sobre o Cocriando
Criado em julho de 2013, o Cocriando nasceu da paixão pelas relações que direciona o comportamento empresarial da Natura e da identificação de uma necessidade crescente do consumidor de construir interações mais significativas com as marcas com as quais tem afinidade. A maioria desses consumidores gostaria de participar dos processos de desenvolvimento e aprimoramento de produtos ou serviços das empresas e, pensando nisso, a Natura cunhou seu projeto. Ao todo, já foram realizados 8 desafios de cocriação, intitulados jornadas, que trouxeram à rede de cocriadores temas como transparência empresarial, consumo consciente e assuntos mais relacionados a produtos, como a jornada Mamãe e Bebê e a de presentes, que discutiu os significados e expectativas de quem presenteia e é presenteado.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é a maior multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,4 bilhões de receita líquida em 2014, possui sete mil colaboradores, 1,7 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Maior empresa B Corp do mundo, foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, além de centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova York (EUA). Detém 65% da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Produtos da marca Natura podem ser adquiridos pela Revista Natura ou pela Rede Naturawww.redenatura.net. Para encontrar uma Consultora Natura por perto, os consumidores podem enviar um SMS gratuito com a palavra Natura para 28128. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas seguintes redes sociais: Linkedin, Facebook, Twitter e Youtube.