“13 Reasons Why” fez pedidos de ajuda à associação de prevenção do suicídio aumentarem em 100%
Série do momento está fazendo todo mundo falar sobre questões sérias como suicídio, depressão e bullying na adolescência. E essa conversa já parece estar surtindo efeito pelo menos aqui no Brasil
Série do momento, “13 Reasons Why” (já disponível inteiramente na Netflix) está fazendo todo mundo falar sobre questões sérias como suicídio, depressão e bullying na adolescência. E essa conversa já parece estar surtindo efeito pelo menos aqui no Brasil!
O Huffington Post Brasil fez uma matéria intitulada “Como ’13 Reasons Why’ nos alerta das metáforas do desespero adolescente” na qual usa como uma das fontes o CVV, Centro de Valorização da Vida – associação civil sem fins lucrativos voltada à prevenção do suicídio no país.
De acordo com o CVV, desde a estreia da série na sexta-feira passada (31 de março), os pedidos de ajuda ou de conversa enviados por e-mail para a organização aumentaram em mais de 100%, com 25 mensagens mencionando “13 Reasons Why”. Uau! Esses foram os únicos dados revelados para o Huffington Post.
Vale lembrar que ao lançar a série, a Netflix disponibilizou um site com informações para quem precisa de ajuda. No Brasil, o contato divulgado é justamente o do CVV, que oferece apoio 24h gratuito e sigiloso por telefone (141), email, chat e Skype.
Além disso, os fãs da série recentemente fizeram uma campanha espontânea com a hashtag #NaoSejaUmPorque, a fim de mostrar exemplos de como não contribuir para a tristeza, a depressão ou até mesmo o suicídio de quem quer que seja.