Cultura apoia oitava edição da Marcha LBGTI+ de Maceió
Série de atividades foi planejada para fortalecer o movimento no Estado
Assessoria de Comunicação / Júlya Rocha e Daniel Borges
O Governo de Alagoas, por meio de Secretaria de Estado da Cultura (Secult), apoia o Movimento LGBT de Alagoas, através do Grupo Gay Maceió, que este ano realiza a 8ª Marcha LBGTI+ de Maceió. A edição tem como tema “Stonewall história que alimenta e fortalece o ativismo de luta na conquista de direitos”.
Uma série de atividades foi planejada para fortalecer o movimento no Estado. As ações, que começaram no dia 17 de maio com uma sessão que abordou variadas discussões sobre o Tema do Mês de Combate a Homofobia na Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas, seguem acontecendo nos próximos dias.
No dia 24 de maio o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) recebe duas mesas temáticas: a primeira às 9h com o tema “Mães pela Diversidade” e a partir das 14h a segunda mesa, “Mulher Trans na Ditadura”.
Já no dia 26 de maio acontece a 8ª Marcha LBGTI+, que tem sua concentração na orla da Ponta Verde, em frente ao antigo Alagoinhas, com concentração a partir das 15h e dispersão na Praça Multieventos, na Pajuçara, às 22h, com música, poesia, performance, participação de ativistas, espaços de conscientização do público quanto a prevenção das ISTS, HIV, AIDS e prestação de contas de pessoas gestoras das políticas LGBT.
A programação se encerra no dia 28 de maio, com a apresentação do espetáculo “As canções de uma Divina Diva”, com Jane Di Castro, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, às 19h. O espetáculo é baseado no filme Divinas Divas (2016), produção brasileira, do gênero documentário, dirigido por Leandra Leal, que recebeu oito prêmios destes dois internacionais.