Arraial do Papel no Varal: poesia carregada de simbologia e sotaque
No clima de São João, o Papel no Varal traz a poesia matuta para esquentar o junho de festas
Terça, dia 21 de junho, no Maikai, o Instituto Lumeeiro entra no clima da sanfona e do forró para realizar o Arraial do Papel no Varal. Com o clima já quente dos festejos juninos, a quarta edição do evento veste o xadrez colorido e tira o público para declamar poesia matuta.
O Varal de Sisal, enfeitado com a alegria e irreverência típicas da temática, traz a Poesia em uma versão carregada de simbologia da vida sertaneja. O palco, sob o comando de Ricardo Cabús, será local para que a poesia seja embalada pela cadência peculiar do sotaque nordestino. Entre os poetas pendurados no sisal estão Zé Limeira, Manoel Xudu e Chico Doido de Caicó. Não podem faltar na festa versos de Tonho Lambe Sola, como:
Quem mi dera minha gente
Sê pueta tiligente
Num sê cabeça di bague
Qui Deus mi desse u direito
Di fazê verço bem feito
Tarquá Jezui fez milagre.
Dividindo o palco com a Poesia: a Música, vinda do bandolim de Bruno Palagani e da sanfona de Milla do Acordeon. A dupla promete trazer tanto clássicos do forró pé de serra quanto fazer canções consagradas em outros tons entrarem no ritmo das festas juninas.
Uma novidade no Arraial do Papel no Varal é a estreia da Sessão Livre, que será um instante em que os presentes poderão ler poemas trazidos por eles. Para participar, basta chegar com antecedência de até quinze minutos antes do evento com o poema a ser lido e apresentá-lo à produção do evento. Apenas os cinco primeiros poemas que chegarem poderão ser lidos no palco e devem obedecer às seguintes regras: 1- O poema deve ter o tamanho máximo de uma página de papel A4, impressa em fonte Arial, número 14; 2- O poema deve ter a temática do evento; e 3- Cada autor/leitor só pode apresentar um poema por evento.
O Papel no Varal é gratuito e os ingressos estão disponíveis nas farmácias Ao Pharmacêutico. Quem possui a carteirinha de Amigo do Papel no Varal pode fazer reserva de uma mesa, basta enviar um e-mail com nome completo e telefone solicitando a reserva gratuitamente, através do endereço [email protected]. As reservas de mesas só são garantidas para quem é Amigo do Papel no Varal e no prazo de até dez minutos antes do início do evento.
O Papel no Varal
O projeto, iniciado em 2009, leva a poesia ao grande público. Num varal de sisal, 100 poemas de autores de todos os tempos e de todos os cantos são dispostos para que as pessoas escolham e leiam. Duas orientações devem ser seguidas: não trazer de casa, nem ler o próprio poema. A curadoria fica por conta de Ricardo Cabús e a pré-seleção passa pelo conselho editorial do Instituto Lumeeiro.
O Amigo do Papel no Varal
É um programa de “sócio torcedor” da poesia, que surge com a ideia de maior aproximação e incentivo do público ao Papel no Varal. Quem possui a carteirinha tem prioridade nas reservas e compras de ingressos dos eventos do Instituto Lumeeiro, além de descontos nas empresas parceiras. A carteira de Amigo do Papel no Varal pode ser adquirida nas farmácias Ao Pharmacêutico ou durante os eventos com a equipe do Instituto Lumeeiro, custa apenas R$ 30,00 e possui validade de um ano a partir da data de aquisição.
Serviço
IV Arraial do Papel no Varal
Data: 21 de junho de 2016 (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Maikai Choperia – Jatiúca
Reservas para Amigo do Papel no Varal: [email protected]
Apresentação e curadoria: Ricardo Cabús
Participação musical: Bruno Palagani (bandolim) e Milla do Acordeon (sanfona)
Classificação etária: Livre
Promoção: Instituto Lumeeiro
Informações: (82) 8135-5920
produçã[email protected]
www.facebook.com/institutolumeeiro
www.facebook.com/papelnovaral
Twitter: @lumeeiro e @papelnovaral
Periscope: @institutolumeeiro @ricardocabus
Instagram: Lumeeiro
Patrocínio/Apoio: Banco do Brasil, Ao Pharmacêutico, Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, IZP, Bodega do Sertão, Armazém Guimarães, Sanduba do Careca