Violivoz: Chico César e Geraldo Azevedo se apresentarão no mesmo palco, dia 13, em Maceió
Show será um mergulho coletivo nas obras destes dois grandes artistas nordestinos, mostrando a força de suas canções.
Janaina Ribeiro - Repórter
Foto: Marcos Hermes/Divulgação
Foi enquanto tomavam vinho e comiam baião de dois que dois dos maiores artistas nordestinos decidiram cantar juntos no mesmo palco. Chico César, que tinha acabado de assistir a um show de frevo de Geraldo Azevedo, em São Paulo, convidou o pernambucano para jantar em sua casa. E para lá eles foram. E conversa vai, conversa vem, ambos regados a boa comida e bebida e dedilhando os seus violões, o paraibano resolveu indagar o amigo: Geraldo, a gente poderia fazer isso aqui, cantar juntos para mais pessoas verem. Topas? E logo veio a reposta: Só se for agora!
E foi assim que nasceu VioliVoz, a nova turnê de Chico César e Geraldo Azevedo, que teve estreia no final de outubro e promete rodar o Brasil nos próximos meses. Os artistas, que já falaram da admiração mútua que sentem um pelo outro, garantem que estão felizes e ansiosos para ganhar os quatro cantos do país. “O VioliVoz surgiu antes da pandemia, lá em casa, após uma apresentação linda do Geraldo, na capital paulista, onde eu moro. Mas, em razão da crise sanitária, não pudemos executá-la. Então, seguimos conversando, desenvolvendo a ideia e até compusemos duas canções, uma de forma presencial e, a outra, virtualmente. Agora, finalmente estamos podendo realizar esse sonho. E realmente tocar ao lado de um mestre é um sonho para mim”, contou Chico César.
Geraldo Azevedo também falou da alegria de dividir o palco com o amigo de Catolé do Rocha, lá do interior da Paraíba. “A nossa música tem uma interseção natural. Por exemplo, ‘Pensar em Você’ é filha de ‘Dia Branco’. O universo da canção é feminino e uma vai dando cria a outra. A gente conseguiu criar diálogos entre as nossas canções, alguns até impensáveis. E nós nos apropriamos muito um das músicas do outro, essa integração nos inspira. Além do mais, o canto do Chico é muito importante. Ele tem uma tessitura de voz muito ampla. Sinto que existe uma conexão entre as nossas vozes, quando Chico canta, parece que a minha voz vai mais além”, disse ele.
Parceria nas canções e no palco
No sábado (13), a dupla estará em Maceió, apresentando-se no teatro Gustavo Leite, a partir das 21h. E, durante o show, Chico César e Geraldo Azevedo vão cantar duas músicas que compuseram em parceria: ‘Nem na rodoviária’, com letra de Chico e melodia dos versos do parceiro Geraldo, e ‘Tudo de amar’, composta quando estavam juntos.
Se virão novas composições conjuntas, eles deixam a resposta no ar, mas, admitem, sim, essa possibilidade: “Nós dois estamos começando a nossa jornada com o Violivoz, queremos atravessar o Brasil com esse show. A gente gosta muito de tocar um com o outro e a composição é algo natural”, afirmou o músico pernambucano.
E Chico completou: “Somos dois artistas nordestinos, duas gerações diferentes, mas que de certa forma, influenciam-se mutuamente. Na verdade, ele mais me influencia, do que eu a ele. Esse é um encontro feliz, que já rendeu duas músicas inéditas e que, pode dar novos frutos, sem dúvida alguma”, acrescentou.
A expectativa para o show em Maceió
Geraldo Azevedo garantiu que está ansioso para percorrer o Brasil com VioliVoz. “Eu nunca havia ficado tanto tempo em casa. Foi um período bom para descansar e cuidar das outras áreas da vida. Claro que me mantive bastante ativo, tocando e compondo todos os dias, uma vez que o violão me acompanha em todos os momentos. Mas, que bom que chegou a hora de ganharmos a estrada. Estamos muitos felizes por iniciarmos a jornada do Violivoz pelo Nordeste. Esperamos muito para lançar esse show e agora estamos realizando o sonho de voltarmos aos palcos juntos. É isso que o público alagoano pode esperar, dois artistas no palco concretizando o sonho de uma turnê, depois de 18 meses de espera”, comemorou.
“Voltar para Alagoas será bem emocionante, até porque não vou aí há dois anos, e imagino que o Geraldo também. Vocês terão dois artistas juntos, tendo o violão como base, cantando seus sucessos e suas parcerias. Será lindo”, prometeu Chico César.
Já viu que você não pode perder esse encontro, né? Os fãs que estiverem presentes no teatro verão, em VioliVoz, um mergulho coletivo na obra destes dois grandes compositores nordestinos, mostrando a força de suas canções.