Cinco agências que estavam interditadas reabrem em Maceió
Elas haviam sido fechadas no Centro por falta de licença ambiental. Outras seis ainda não regularizaram situação e permanecem interditadas.
Cinco agências bancárias, que haviam sido interditadas pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) por falta de licença ambiental na semana passada, reabriram nesta segunda-feira (23). O atendimento foi retomado no Bradesco, Safra, Caixa Econômica e duas agências do Banco do Brasil.
As agências foram fechadas durante uma operação da Sempma na manhã de quarta-feira (18). Além dessas, outras seis também foram interditadas, entre elas públicas e privadas.
Um dia depois, os representantes do Banco Bradesco, localizado na Rua do Sol, no Centro, efetuaram o pagamento de uma multa de R$ 135 mil e também assinaram o TAC com a Sempma.
Com a assinatura, a agência ganhou trinta dias de prazo para se regularizar e adotar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) que faz o monitoramento do destino dos resíduos gerados.
Nesta mesma data, representantes do Banco Safra e do Banco do Brasil recorreram judicialmente à interdição da Sempma. Através de um mandado de segurança enviados para a 14ª Vara da Fazenda Pública Municipal, o juiz Antônio Emanuel Dória decidiu suspender os efeitos do auto de infração e determinou a reabertura dos bancos.
A Caixa Econômica também recorreu judicialmente à interdição da Sempma. O juiz Sebastião José Vasques de Moraes, da 4ª Vara da Justiça Federal concedeu um mandado de segurança suspendendo os efeitos do auto de infração e determinou a reabertura do banco.
Assim que a agência abriu, muitas pessoas enfrentaram filas para ter atendimento. “Vim semana passada e não consegui resolver. Hoje só saio quando resolver minha pendência”, afirma
A dona de casa Maria de Lourdes Omena foi até uma agência do Santander para retirar o dinheiro de um empréstimo, mas como a agência não está funcionando, ela saiu de lá sem a quantia. “Agora não sei como faço porque fui em outra agência e disseram que só posso retirar nessa aqui”, afirma.
Já a autônoma Aluíde Pereira veio banco Itaú para resolver um problema com a senha do cartão. “Saiu meu dinheiro na sexta e não consegui receber porque minha senha foi bloqueada. Só que não tem ninguém aqui para me ajudar e dizer onde posso resolver esse problema. Deveria ter uma funcionário para dar informações com a agência fechada”, frisa.