Conheça o brasileiro que tem ‘o melhor emprego do mundo’
Viajante profissional é pago para conhecer os melhores lugares do país
Imagine conhecer os lugares mais incríveis do Brasil e do mundo, se hospedar nos melhores hotéis e ainda ser pago para isso. Parece um sonho, não é verdade? Mas esse trabalho existe sim, e está sendo realizado pelo viajante profissional Rafael Incao, 33 anos.
Incao é formado em matemática pela USP, e até 2014 tinha um emprego “normal”, dando aula da disciplina mais odiada entre os jovens e adultos, para colégios e cursinhos na capital paulista, mas sempre arrumava um tempinho para viajar. “Eu planejava meu orçamento de professor para que sempre que começassem as férias escolares, eu corresse pro aeroporto.”
Com o tempo, foi ficando cada vez mais difícil conciliar a vida de viagens com as salas de aula. Foi assim que as viagens deixaram de ser um hobby para Rafael e se transformaram em profissão.
“Quando eu dava aula de matemática todos diziam que eu era maluco. Hoje em dia, diversas pessoas me dizem que eu tenho “um emprego dos sonhos”, conta.
O matemático já percorreu 47 países em cinco continentes e quando é perguntado sobre “qual o melhor lugar do mundo”, sempre responde: “o próximo”.
Quando deixou os números e as salas de aula de lado no final de 2014, Rafael queria um trabalho que proporcionasse: muitas viagens, liberdade de horários, trabalhar de qualquer lugar do mundo e inspirar pessoas a viajarem mais.
“Não achei nenhum emprego que se enquadra em todos esses requisitos. A solução então foi abrir minha própria empresa e contratar a mim mesmo”.
Hoje, o Rafael gera sua renda através de cursos em que ensina estratégias de compra de passagens aéreas e hospedagens aos seus alunos. Ele também é colunista da “Elite Magazine”, revista que tem como foco destinos exclusivos, além de ministrar palestras sobre turismo e lifestyle.
Sobre o próximo projeto –“O melhor do Brasil”–, em parceria com a “Elite Magazine” Rafael diz: “Já conheci muitos lugares ao redor do mundo. Agora quero mostrar os destinos mais incríveis do Brasil, que muitas vezes são visitados mais por turistas estrangeiros que pelo próprio brasileiro”.
A primeira parada foi Bonito, no Mato Grasso do Sul. “Serão 2 anos de projeto, pois o Brasil é do tamanho de um continente. O roteiro completo é uma surpresa, que será revelada no decorrer do projeto.”
E para os que querem um emprego parecido, Rafael dá algumas dicas:
- Ter paixão por viajar;
- Ir para feiras e eventos de turismo para fazer networking;
- Ter meios de divulgar os destinos visitados: blog, redes rociais ou escrever para algum portal;
- Ter um projeto claro e bem apresentável para apresentar aos possíveis parceiros;
- Ter paciência e perseverança, e saber que grandes projetos não se constroem do dia pra noite;
Acompanhe as viagens de Rafael Incao pelo Instagram, YouTube, Facebook, site e Elite Magazine.
Por Raquel Pryzant, do Dubbi