Cursinho gratuito prepara jovens e adultos da periferia de Maceió para o Enem
Projeto social tem 20 professores voluntários e fornece material didático para os participantes; Objetivo é aumentar ingresso de pessoas de comunidades carentes nas universidades.
Aumentar a quantidade de pessoas de comunidades carentes nas universidades públicas. Esse é o objetivo do curso popular ‘Podemos+’, que oferece para jovens e adultos aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas, que acontecem semanalmente no prédio da Escola Municipal Sérgio Luiz Pessoa Braga, na Chã da Jaqueira, em Maceió, são gratuitas.
O projeto, que acontece simultaneamente em todo o país, foi implantado em Maceió por integrantes do Levante Popular da Juventude de Alagoas.
As aulas são ministradas por 20 professores voluntários – das redes pública e privada de ensino – e acontecem aos domingos. Foram divididas duas turmas, uma durante a manhã e outra à tarde.
De acordo com um dos coordenadores da iniciativa, Dinho Santos, o curso teve 80 inscrições este ano, um número bom, embora tenha havido uma queda na frequência dos participantes.
A maior dificuldade foi fornecer o material didático para acompanhamento nas aulas. “Tivemos alguns empecilhos em relação às apostilas, mas a escola forneceu o material”, explica.
Santos coloca ainda que o Levante vai acompanhar os participantes após a realização do exame – e que caso haja aprovação, uma confraternização vai ser agendada.