Desfile Renda-se 2021, transmitido pelo Youtube, marcou a produção de estilistas alagoanos

Projeto teve como inspiração o trabalho da designer e estilista alagoana Vera Arruda, que faleceu aos 38 anos, de forma precoce.

Desfile Renda-se 2021, transmitido pelo Youtube, marcou a produção de estilistas alagoanos

O desfile do projeto Renda-se 2021 foi transmitido ao vivo pelo canal do projeto no último dia 8 de outubro. Um grande telão também foi colocado no corredor Vera Arruda para que o público pudesse assistir. Pelo segundo ano consecutivo o projeto abriu espaço para estilistas profissionais e jovens talentos da moda alagoana.

Tendo como inspiração o trabalho da designer e estilista alagoana Vera Arruda, falecida precocemente aos 38 anos, o Renda-se 2021 contou mais uma vez com a cobertura de @octaviaporto e @gaboramosoficial, com transmissão especial, direto do México para toda a América Latina.

Beatriz Tavares, Derravera, Elton Macharot, Florise Guimarães, Leoni Bezerra, Leticia Abreu, Lumma Luz, Maria Brandão, Maria Rejane Pimentel e Rildo Nonato são os nomes dos estilistas que criaram coleções inspiradas no trabalho de Vera Arruda.

Idealizado pela arquiteta e produtora cultural Mirna Porto Maia, o Renda-se – I Mostra de Moda Alagoana tem realização da Ponto de Produção e patrocínio do Magazine Luiza por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O projeto conta com a parceria da Escola Técnica de Artes (ETA), Prefeitura de Maceió e Aloo Telecom.

Fábio Elias, responsável pela área de patrocínios do Magazine Luiza, comenta sobre o projeto: “incentivar o Renda-se é mostrar ao mundo que a mudança é possível. O Renda-se criou conexões, é um projeto transformador, que motiva e apoia iniciativas que oxigenam o artesanato regional, o saber cultural, incentivando uma nova geração de valores, reunindo pluralidade, sustentabilidade e inovação. Renda-se é um marco na história da construção da moda alagoana. Mais do que isso, um ponto de referência para toda a cadeia produtiva, unindo rendeiras, estilistas, estudantes de moda, perpetuação do saber cultural quando falamos da renda filé.”

Já Mirna Porto ressalta: Só acredito em projetos culturais inclusivos. O Renda-se é. A moda é uma teia que envolve centenas de pessoas”, disse ela. 

O Renda-se em cada edição trabalha diretamente e indiretamente com cerca de 500 pessoas. O fato do projeto ter seu ápice na transmissão do desfile via redes sociais, YouTube, e Facebook da visibilidade a toda a criatividade de muitos grupos produtivos da arte e da cultura , pelo viés da moda.”

David Farias, ator, professor e diretor artístico do Renda-se comenta: “projetos como o Renda-se são sonhos de consumo de todo criador. “Ele dá asas à imaginação e proporciona a concretização, a materialização das ideias, por meio do patrocínio de empresas que investem em cultura, como o Magazine Luiza. Esse projeto faz com que os croquis de moda saiam do papel, tornem-se peças de vestuário e desfilem numa passarela de mais de 50 metros, com cenografia, iluminação e trilha sonora vinda de uma pesquisa musical. Enfim, tudo isso oferta a criação dos nossos discentes e profissionais de moda selecionados, o status quo de obra de arte”.

A professora da ETA Polly Isbelo, que assina a direção de arte do evento disse seguinte: “O Renda-se veio mobilizar o mercado da moda alagoana de forma ímpar: impulsiona indústria criativa da moda local, gera renda a inúmeros profissionais envolvidos. Promove o olhar criativo de estilistas, agrega fazeres artesanais e tradicionais têxteis, como o filé. Além de prestar homenagem a estilista Vera Arruda, o evento incentiva e oportuniza pessoas a trabalharem com arte a moda.”

Além dos modelos selecionados, o desfile teve em sua passarela a presença de Maria João, filha de Vera Arruda e as seguintes convidadas especiais:

Simone Bert – chef de cozinha
Vera Gama – artista

Valéria Camerino – personal

Nana Martins – cantora

Carol Gaia – empresária

Estela Nascimentos – jornalista

Porllane Santos – jornalista

Lucélia Araújo – atriz

Marna Candia – modelo e Primeira Dama de Maceió

Endy Mesquita- designer

SOBRE O MAGAZINE LUIZA

Fundado em 1957, é uma das maiores redes varejistas do Brasil, com mais de mil lojas e 12 centros de distribuição, estrategicamente localizados em 17 Estados (São Paulo – sede –, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará, Piauí e Maranhão).

O Magazine Luiza tem em sua missão o compromisso com o desenvolvimento do País, nesse contexto, realiza investimentos sociais e culturais. A causa da democratização cultural passou a orientar recentemente esses investimentos pelo entendimento de que a experiência simbólica expressa na arte e na cultura é fundamental para a realização de todo ser humano. Assim, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a empresa busca contribuir para a ampliação e melhoria das opções, das experiências e do acesso da população, a criações artísticas, prioritariamente as brasileiras.

Serviço
Onde assistir ao Renda-se 2021
no YouTube – https://www.youtube.com/watch?v=zJt5czz0Xys…

Mais informações:
www.projetorendase.com.br

@projetorendaseoficia

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