Educação abre inscrições para formação de alfabetizadores de Jovens, Adultos e Idosos
Interessados devem comprovar formação no Ensino Médio completo
Ascom Semed / Arthur Vieira (estagiário)
A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) em parceria com o Ministério da Educação abriu inscrições para a formação de alfabetizadores de Jovens, Adultos e Idosos. Para se tornar um alfabetizador é necessário participar da formação que será totalmente on-line e terá a carga horária de 30 horas. Os interessados precisam comprovar a formação no Ensino Médio completo e se inscrever através do link: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/sealf/curso/15191/informacoes
A formação faz parte do Programa Brasil Alfabetizado que tem o objetivo de alfabetizar pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, a fim de promover a cidadania e contribuir com o desenvolvimento social e econômico do País, por meio de assistência técnica e financeira aos estados que aderirem ao programa.
O curso de formação deve ser realizado em até sete dias após a inscrição. Quem concluir terá direito a certificado. Para aqueles que finalizarem o curso, recebendo com êxito o certificado, poderão participar de um processo seletivo realizado pela Semed que contemplará os selecionados no edital com bolsas no valor de R$ 1.100 reais.
Após a publicação do edital, com o resultado dos contratados, os selecionados vão poder atuar por seis meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, a depender do desempenho do alfabetizador.
Buscando promover maior acessibilidade de aprendizado a todos os cidadãos maceioenses, o curso é oferecido para aquelas pessoas que se interessam em aprender e ensinar, para professores alfabetizadores e professores intérpretes de libras.
“O curso oferecido pelo MEC tem o cunho científico e pedagógico necessário para equilibrar um ensino da leitura e da escrita, de maneira eficaz para jovens e adultos que infelizmente não conseguiram se alfabetizar”, informa o coordenador de Educação para Jovens, Adultos e Idosos, Ricardo Maciel.
As inscrições vão permanecer abertas até o dia 5 de outubro. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5622, das 8h às 14h, ou pelo e-mail [email protected]