Fernando de Noronha é tendência
Todo ano, o TripAdvisor, site especializado em viagens, faz a lista do que estará em alta no ano seguinte. Em 2016, as tendências irão focar na tecnologia, nos pacotes promocionais e nas novas experiências dos usuários do aplicativo. Entre os estabelecimentos que seguem essas tendências, está o grupo de pousadas EcoCharme, que possui acomodações na […]
Todo ano, o TripAdvisor, site especializado em viagens, faz a lista do que estará em alta no ano seguinte. Em 2016, as tendências irão focar na tecnologia, nos pacotes promocionais e nas novas experiências dos usuários do aplicativo. Entre os estabelecimentos que seguem essas tendências, está o grupo de pousadas EcoCharme, que possui acomodações na ilha de Fernando de Noronha e é referência no cenário de sustentabilidade nacional. Para entender melhor como esses direcionamentos funcionam, Gustavo Longman, um dos sócios a frente da EcoCharme, explica como incluir os dados da pesquisa no dia a dia da sua empresa. Confira:
Tendência nº 1: a busca por novas experiências
De acordo com a pesquisa, 69% dos entrevistados pretendem fazer algo novo em 2016 e Fernando de Noronha é um dos lugares mais procurados por quem deseja ter novas experiências. As belas paisagens, a fauna e o clima de tranquilidade e proximidade com a natureza que toma conta de todo o arquipélago, de fato uma experiência que marca qualquer pessoa que decida visitar a ilha. “Mesmo com toda a tranquilidade, entretanto, a ilha também é procurada por quem quer se aventurar pela primeira vez nos esportes radicais, como surf, mergulho e trekking (15% dos viajantes) e por quem pretende viajar sozinho (17%)”, afirma Gustavo.
Tendência nº 2: o aumento dos gastos porque “vale à pena”
Toda a beleza de Fernando de Noronha costuma custar caro. As passagens variam entre 1.400 e 2.000 reais, dependendo da temporada. Entretanto, um em cada três viajantes planeja gastar mais em viagens em 2016 do que gastou em 2015. Entre os que pretendem gastar mais, 31% afirmaram que aumentarão o orçamento porque acreditam que a viagem irá beneficiar, de alguma forma, a saúde e o bem-estar. E que lugar melhor para recarregar as energias que o cenário paradisíaco de Fernando de Noronha?
Tendência nº 3: a escolha do destino pela cultura ou pelas ofertas especiais
No mundo todo, 47% dos viajantes disseram que escolhem o destino por causa da cultura e do povo desse país específico, o que já faz um Brasil um dos destinos mais procurados. Já 21% comentou que escolhe o destino porque encontrou um hotel com alguma oferta especial ou um ótimo custo/benefício. Em Fernando de Noronha, o grupo EcoCharme é conhecido por oferecer opções de pousadas com boa estrutura e preços que cabem dentro do orçamento.
Tendência nº 4: climatização e conexão
A maioria das pessoas viaja para se desligar da rotina. Entretanto, 46% disseram que Wi-Fi gratuito nas acomodações é um serviço indispensável e, caso o estabelecimento não possua, eles procurarão outro lugar. Por isso, Gustavo afirma que a EcoCharme está sempre buscando novas comodidades e serviços para o benefício do cliente. “A última reforma, por exemplo, serviu para equipar todas as pousadas com internet, além de ar-condicionado, fator dito como pré-requisito por 63% dos viajantes”, pontua Longman.
Tendência nº 5: aumento das tarifas dos quartos (e do otimismo)
Apesar da crise econômica que o país enfrenta, três em cada quatro empresários do ramo hoteleiro estão otimistas quanto aos lucros em 2016, principalmente devido aos eventos que o Brasil sediará nesse ano. O otimismo se dá, também, pelo aumento das reservas diretas dos hoteis e pousadas, que é visto como algo fundamental por 91% dos hoteleiros. Ano passado, a EcoCharme esgotou as reservas para o Réveillon com um ano de antecedência e o cenário deve se manter o mesmo em 2016, com as reservas impulsionadas pelos feriadões que acontecerão esse ano.
Tendência nº 6: a gestão da reputação online
A presença online continua importante: em 2016, os estabelecimentos acompanharão de perto o que as pessoas estão dizendo sobre eles na Internet. 93% dos hoteleiros disseram que as avaliações online dos viajantes são importantes para o futuro dos seus negócios. A gestão da reputação online ainda será a maior área de investimento dos proprietários de estabelecimentos em 2016, com 59% investindo mais nessa área do que no ano anterior. “Procuramos sempre estar atentos as avaliações das nossas pousadas, principalmente através do TripAdvisor, que é a plataforma mais popular do ramo, atualmente. A nossa Pousada do Marcílio, por exemplo, foi avaliada como excelente pela maioria dos usuários e todas as nossas pousadas estão na lista das melhores de Fernando de Noronha levantada pelo site”, finaliza Gustavo.