Fotografias mostram ritual de tribo indígena alagoana
Exposição no Museu Palácio permanece até o dia 05 de maio
Secult Alagoas / Teresa Machado
Considerados os primeiros povos indígenas a reivindicar reconhecimento em Alagoas, os Gerinpakós seguem rituais dos antepassados, preservando a cultura e religiosidade. A tradição do “Menino do Rancho” foi capturada pelas lentes da fotógrafa Karla Calheiros e o resultado está em exposição no Museu Palácio Floriano Peixoto (MUPA), até o dia 05 de maio.
Ao todo são 23 imagens da tribo localizada no município de Pariconha, alto sertão alagoano. “Minha paixão pela cultura indígena aumentou durante o projeto de mapeamento cultural, onde tive a oportunidade de conhecer de perto e vivenciar a rotina da tribo”, disse Karla.
A abertura oficial da mostra “Gerinpakó – O ritual do menino do rancho” acontece nesta terça-feira (18), às 15h. Na ocasião, o grupo indígena Dzubucua, da cidade de Porto Real do Colégio, irá dançar o Toré, mostrando sua cultura e tradições.
O MUPA está localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, S/N, Centro. O museu está aberto para visitação de segunda a sexta, das 09h às 14h, exceto feriados.