Guarda-vidas salvam turista de afogamento na Praia da Sereia
Vítima foi surpreendida por uma corrente de retorno instantânea
Alessandra Lima* / Ascom CBMAL / Estagiária sob supervisão
Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizaram o resgate de um turista vítima de afogamento, na tarde dessa quinta-feira (23). O homem, natural de São Paulo, se afogou enquanto nadava na Praia da Sereia, Litoral Norte de Maceió.
De acordo com a equipe que atuou no salvamento, o homem estava no mar com sua companheira em uma área sinalizada como de risco. Ambos foram alertados pelos guarda-vidas, mas, enquanto nadavam, foram surpreendidos por uma corrente de retorno instantânea. A mulher conseguiu sair do mar, mas o homem foi arrastado pela correnteza.
De maneira rápida e eficiente, uma equipe composta por três guarda-vidas do Batalhão de Bombeiros Militar de Salvamento Aquático (BBMSA) identificou a situação e iniciou o resgate. Um surfista que estava próximo contribuiu ao oferecer sua prancha como suporte para a vítima até a chegada dos bombeiros. Utilizando técnicas especializadas e equipamentos de salvamento, os guarda-vidas conseguiram retirar a vítima do mar com segurança.
Após receber atendimento pré-hospitalar no local, o homem foi liberado, sem complicações de saúde.
Alerta para banhistas e turistas
O CBMAL reforça a importância de banhistas e turistas respeitarem a sinalização de áreas de risco e evitarem nadar nesses locais. Regiões sinalizadas como perigosas apresentam alto risco à segurança e podem causar acidentes graves.
Ao chegar em uma praia desconhecida, procure o guarda-vidas e pergunte onde é a área segura para o banho. Caso seja uma praia desguarnecida pelo bombeiro, obtenha essa informação com os nativos ou vendedores ambulantes do local.
O que fazer em casos de afogamento?
Em caso de afogamento, é essencial chamar imediatamente os guarda-vidas que estão sempre a postos nas praias ou ligar para o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Nessas situações, mantenha a calma e evite lutar contra a corrente para prevenir cansaço desnecessário. Em vez de tentar nadar diretamente em direção à praia, a orientação é nadar paralelamente ou em diagonal, o que ajuda a sair da corrente e alcançar águas mais calmas.
As correntes de retorno são um risco real para banhistas e uma das principais causas de afogamento nas praias brasileiras. Elas são geradas pelo acúmulo de água na parte rasa devido à ação do vento e das ondas. Para evitar afogamentos, recomenda-se nadar em praias sinalizadas e com a presença de guarda-vidas. Sempre observe se há sinalização indicando alerta ou perigo.
Operação Verão 2025
Com a chegada do verão e o consequente aumento nos casos de afogamentos e acidentes, o CBMAL está realizando a Operação Verão 2025, que ocorre de 1º de dezembro a 5 de março. Durante esse período, estão sendo reforçados o efetivo, a frota de viaturas e os equipamentos, além da ampliação dos postos de guarda-vidas, tanto na capital quanto no interior.
Essas medidas têm como objetivo intensificar ações preventivas e garantir maior agilidade em resgates, atendendo ao aumento do fluxo de turistas e moradores em praias, rodovias e outras áreas do estado.
A ampliação e a reestruturação dos postos de guarda-vidas, previstas no planejamento do CBMAL, são fundamentais diante do crescimento dos incidentes durante períodos de altas temperaturas e baixa umidade. Essas condições não apenas aumentam o risco de incêndios que ameaçam ecossistemas e recursos naturais, mas também elevam a probabilidade de acidentes com banhistas, exigindo uma atuação mais eficiente e preventiva.