HUPAA inaugura parque infantil para o público do Ambulatório de Pediatria

Nova estrutura vai permitir um ambiente mais humanizado e lúdico a cerca de 300 crianças entre 3 e 11 anos atendidas semanalmente pelo hospital

Unidade de Comunicação Regional 9

HUPAA inaugura parque infantil para o público do Ambulatório de Pediatria

Em breve, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal) vai inaugurar um parque infantil, localizado no espaço de convivência entre os Ambulatórios I e II (pediatria). O equipamento, cuja entrega será feita no dia 19/09, às 9h, visa acolher cerca de 300 crianças (com idades entre 3 e 11 anos), em média, atendidas semanalmente nos ambulatórios de pediatria, proporcionando interação e lazer, além de ser uma importante ferramenta no seu desenvolvimento neuropsicomotor. O HUPAA é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O parque foi adquirido através de doação com encargo e o chamamento público foi aberto em junho. As empresas tinham até 1º de julho para apresentarem proposta de patrocínio. A Telesil Engenharia, de Maceió, foi a única a apresentar proposta, num valor de aproximadamente R$ 25.000, doando grama sintética e brinquedos (escorrega, 1 escada, 1 balanço comum, 1 balanço cadeira, 1 balanço vai e vem e 1 gangorra).
“Inúmeros estudos mostram que, atividades de lazer para crianças nessa faixa etária, são de extrema importância, pois elas precisam ter um espaço para brincar livremente e gastar energia, o que beneficia a saúde e proporciona maior bem-estar no dia a dia. Além disso, as brincadeiras são essenciais para ajudar no desenvolvimento neuropsicomotor destas crianças”, afirma a chefe da Unidade de Ambulatórios do HUPAA, Andreza Nascimento.
Os Ambulatórios de Pediatria atendem várias especialidades médicas em pediatria, inclusive a psiquiatria infantil (esta, oferecida no Ambulatório I). São realizados semanalmente cerca de 60 atendimentos a crianças com transtornos psiquiátricos, além de contar com o trabalho de um terapeuta ocupacional direcionado a este público. “Esses usuários (da psiquiatria infantil) necessitam de oportunidades de socialização, e a intervenção lúdica é uma proposta eficaz para promover o desenvolvimento das crianças com autismo. Através do brincar, a criança tem a oportunidade de explorar, aprender e se desenvolver de forma divertida e prazerosa”, explica Andreza.
A construção do parque infantil segue ideias contidas na Política Nacional de Humanização (PNH), de 2003, especificamente a diretriz de ambiência, que diz: “(…) criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas. (…) É feita por meio da discussão compartilhada do projeto arquitetônico, das reformas e do uso dos espaços de acordo com as necessidades de usuários e trabalhadores de cada serviço”. Também está alinhada ao objetivo social da Ebserh, que é “apoiar hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior para que atuem, com excelência, como campo de prática profissional e na atenção de qualidade à saúde da população”.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda