Integrantes da Patrulha Maria da Penha são homenageadas pela Vereadora Fátima Santiago
Para a vereadora, a divulgação da Lei Maria da Penha tem se mostrado muito eficiente nos últimos anos, mas precisa se transformar em mais serviços, em especial, para as mulheres de baixa renda.
Ascom / Fátima Santiago
unto as demais integrantes da bancada feminina da Câmara de Maceió, a vice-presidente da Casa, vereadora Fátima Santiago, realizou nesta sexta-feira (29), no Plenário Vereador Silvânio Barbosa na sede do Poder Legislativo no Jaraguá, a entrega da comenda Selma Bandeira. Na ocasião, a parlamentar homenageou as soldados da Patrulha Maria da Penha,Tâmara Cirino dos Santos e Andréa Maria de Oliveira Pitanga. Marcando presença na solenidade, a comandante do Programa, Major Márcia Danielli Assunção, reforçou a importância da Patrulha, que desde a sua implantação há um ano, já é referência para a sociedade na área da Segurança Pública de Alagoas. “Avançamos no combate à violência contra a mulher, contudo, ainda temos muito que lutar para pregar a cultura da paz e acabar com a desigualdade. Em nome de todos que integram nossa equipe, registro a gratidão pelo reconhecimento da Dra Fátima e de todos que compõem esta Casa”, disse.
Para a vereadora, a divulgação da Lei Maria da Penha tem se mostrado muito eficiente nos últimos anos, mas precisa se transformar em mais serviços, em especial, para as mulheres de baixa renda. “Atualmente, boa parte da população conhece a Lei. Mas é comprovado que ela tem favorecido especialmente às mulheres mais esclarecidas, dos setores médios, que têm mais recursos financeiros e que têm mais possibilidade de sair do ciclo de violência”, falou. Santiago destacou ainda que a escolha dos nomes se deu pelo reconhecido papel das soldados na Patrulha, e pela capacidade das profissionais em gerenciar conflitos.
“A mulher, aliando sua capacidade com o seu jeito singular e a sua delicadeza, soube conquistar o seu degrau na escada da vida, que inclui o seu lado profissional, familiar e pessoal. As mulheres estão presentes em quase todas as funções; esforçam-se muito, são mais atenciosas, calmas, concentradas e funcionais do que muitos homens. Além disso, enfrentam dupla e até mesmo tripla jornada. Por isso, é fundamental trabalhar o protagonismo feminino em todos os núcleos possíveis e incentivar o empoderamento de mulheres desde a base do interior até as grandes cidades. Pelo brilhante empenho, dedicação e atuação em defesa da segurança e combate à violência contra a mulher, meu reconhecimento a essas duas grandes guerreiras e toda a equipe da Patrulha Maria da Penha”, finalizou a vereadora.