Maceioense fica em 1º lugar em concurso nacional de violonistas
Aos 23 anos, Nícolas Porto almeja seguir carreira como violonista no exterior
Gazeta Web / Marcela dos Anjos
Maceioense fica em 1º lugar em concurso nacional de violonistas FOTO: REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS
O violonista alagoano Nícolas Porto Silva, de 23 anos, foi premiado com a primeira colocação no II Concurso Nacional de Violão AssoVio Vertentes, evento que ocorreu de maneira virtual, entre os dias 12 e 16 de outubro, com 20 músicos brasileiros.
Filho de um professor de música, Nícolas foi introduzido aos instrumentos desde a infância e lembra que, com apenas 8 anos, decidiu levar os estudos a sério, escolhendo como companheiro o violão, assim como seu pai.
As participações em competições começaram aos 14 anos, no concurso Jovens Músicos, promovido pelo Museu de Música, no Rio de Janeiro, local onde foi premiado pela primeira vez como Músico Revelação e conheceu seu atual mentor e, também, violonista, Fabio Zanon. Desde então, Nícolas participou de outros 4 eventos e levou premiações para casa em todos eles. No entanto, o primeiro lugar veio apenas neste último.
Graduando em Música pela UFG, o violonista tem atuado como concertista pelo país, com constante participação nos mais importantes festivais e projetos da música clássica no Brasil.
Para o futuro, Nícolas almeja um mestrado no exterior e desenvolver uma experiência internacional, já que, na Europa, as alternativas de carreira são mais amplas que no Brasil.
Como prêmio pelo primeiro lugar no II Concurso Nacional de Violão AssoVio Vertentes, Nícolas fará, em 2021, o recital de abertura do V Circuito de Violão das Vertentes, em Minas Gerais, além do lançamento em vídeo de uma gravação promovida pela AssoVio.