Nuvens carregadas avançam para o Nordeste
Nuvens carregadas crescem sobre o oceano e avançam para a costa do Nordeste trazendo chuva para toda a faixa entre o litoral de Alagoas e do Ceará. Parte destas nuvens pode conter raios e provocar fortes pancadas de chuva e rajadas de vento. A terça-feira dever ser um dia com tempo instável e chuvas frequentes […]
Nuvens carregadas crescem sobre o oceano e avançam para a costa do Nordeste trazendo chuva para toda a faixa entre o litoral de Alagoas e do Ceará. Parte destas nuvens pode conter raios e provocar fortes pancadas de chuva e rajadas de vento.
A terça-feira dever ser um dia com tempo instável e chuvas frequentes em grande parte do Nordeste. Além das áreas litorâneas entre Alagoas e o Ceará, estas áreas de instabilidade podem provocar chuva moderada a forte também sobre a zona da mata e agreste. Áreas do interior do Ceará, do Piauí e do Maranhão podem ter chuva forte. Por volta das 18 horas da segunda-feira, trovoadas e raios aconteciam na região de Maceió.
ZCIT fraca
O aumento da instabilidade sobre o Nordeste tem pouca relação com a Zona de Convergência Intertropical, a ZCIT. Este é o principal sistema meteorológico que provoca chuva no verão e em parte do outono sobre a porção norte do Nordeste. Os ventos provocados por um VCAN – vórtice ciclônico em altos níveis – estimulam a formação das áreas de instabilidade.