OAB/AL divulga equipes vencedoras da Gincana Agasalhar; confira!
Estudantes participarão, por uma semana, da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos
Ascom OAB
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos definiu as equipes vencedoras da Campanha Agasalhar 2023. A Liga Acadêmica de Direito, Justiça e Soluções de Conflitos (LADJUSC), da Faculdade Anhanguera de Maceió, ficou em primeiro lugar na gincana. Em segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, a Liga Acadêmica de Constitucional (LAPEC), da UNIT, e Hippogriff, da Universidade Uninassau.
Durante a campanha, quase dois mil itens foram arrecadados, entre alimentos e agasalhos. A equipe que ficou em primeiro lugar terá a chance de participar, por uma semana, da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, e terá acesso tanto às atividades internas, quanto externas. O objetivo da premiação será inserir a prática jurídica na vivência dos estudantes, além de mostrar os desafios enfrentados pela Comissão.
As três equipes selecionadas terão acesso a um curso de formação de Defensores em Direitos Humanos, que deverá ser realizado no mês de julho, na sede da Ordem, em Jacarecica. Além disso, todas as equipes que participaram da competição receberão um certificado de participação nos próximos dias por e-mail.
A Campanha Agasalhar teve início no dia 17 de abril, com o principal objetivo de arrecadar casacos, cobertores e alimentos, para instituições que prestam apoio à população em situação de rua. Assim como no ano passado, a campanha foi realizada junto de uma “gincana do bem” com estudantes de Direito de Alagoas, para estimular as arrecadações e fomentar a solidariedade.
Todos os mantimentos que foram arrecadados serão doados para a instituição “Voluntário Por Amor”. O projeto arrecada alimentos, agasalhos, itens de higiene, além de organizar refeições para a população em situação de rua. Semanalmente, a organização percorre os bairros de Maceió para realizar as entregas.
Rayza Elias, integrante da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, ressaltou a importância da atuação do colegiado junto à sociedade. “A Comissão já participa de comitês fiscalizadores sobre políticas públicas para a população em situação de rua. São pessoas que já estão em situação de vulnerabilidade social, e nesse período de inverno, a situação se agrava ainda mais. Através da campanha, estamos promovendo um trabalho em conjunto entre a sociedade, a advocacia e os estudantes de Direito”, disse ela.