Papel no Varal comemora 16 anos pendurando poesias no sisal

Mantendo a tradição de celebrar o aniversário, o Papel no Varal vem com um sarau repleto de poemas, músicas e jogos poéticos

Assessoria de Comunicação

Papel no Varal comemora 16 anos pendurando poesias no sisal

Quarta-feira, 30 de abril de 2025, o Instituto Lumeeiro festeja os 16 anos do Papel no Varal, que tem levado poesias de todos os cantos e todos os tempos à população alagoana. A curadoria de Ricardo Cabús – que também apresenta o sarau – trará uma seleção eclética de poemas.
O público poderá escolher autores como Vera Romariz, Mario Benedetti, Fernando Fiúza, Viviane Mosé e Camões. Todos podem subir ao palco para partilhar a leitura das poesias penduradas ao vento.

No varal, dentre outros, estarão os versos de Mario Quintana:

Todos esses que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão…
Eu passarinho!

O intervalo musical terá como convidada Andréa Laís, cantora e compositora alagoana, uma das vozes expressivas da música nordestina contemporânea que trará o melhor da MPB e ao final das leituras poéticas teremos uma prévia do Arraial do Papel no Varal, com muito forró e bolo para brindarmos a data. Andréa estará acompanhada pela musicista Rafa Quintino no piano e sanfona.

A noite de aniversário trará também uma sequência de jogos poéticos, com prêmios para os ganhadores. Uma amostra do que o Instituto Lumeeiro está preparando para levar a poesia a novos cantos.

O evento acontecerá no Mercado das Artes 31, em Jaraguá, um ambiente acolhedor às artes em geral, banhado pela brisa marinha e que – além das lojas de artesanato – disponibiliza diversos pontos de venda de bebidas e comidas durante o evento.

O sarau começa excepcionalmente às 19h15min e as mesas serão ocupadas por ordem de chegada. Os assentos, gratuitos, devem ser adquiridos na plataforma Sympla. Quem precisar de auxílio pode contar com os números de WhatsApp 82 99986-7620 / 82 98213-1705.

O Papel no Varal tem o patrocínio de Ao Pharmacêutico, Ouro Vermelho, Aby’s, Telesil Mais e Mercado das Artes 31 e o apoio de Armazém Guimarães, Fika Frio, IZP, Maceió 40 Graus e Doce Vida.

O Papel no Varal

O projeto, iniciado em 2009, leva a poesia ao grande público. Num varal de sisal, 100 poemas de autores de todos os tempos e de todos os cantos são dispostos para que as pessoas escolham e leiam. Há duas orientações: não trazer de casa, nem ler o próprio poema. A curadoria fica por conta de Ricardo Cabús e a pré-seleção passa pelo conselho editorial do Instituto Lumeeiro.

Serviço
Papel no Varal: 16 Anos.
Data: 30 de abril de 2025 (quarta-feira).
Local: Mercado das Artes 31, Jaraguá, Maceió-AL.
Início do evento: 19h15min
Entrada gratuita: Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/papel-no-varal-16-anos/2880224 )
Apresentação, curadoria e roteiro: Ricardo Cabús
Interpretação musical: Andréa Laís
Classificação etária: 12 anos
Informações: 82 99986-7620 / 82 98213-1705
Promoção: Instituto Lumeeiro e FMAC.
Patrocínio: Ao Pharmacêutico, Ouro Vermelho, Aby’s, Telesil Mais, Mercado das Artes 31.
Apoio: Armazém Guimarães, Fika Frio, IZP, Maceió 40 Graus, Doce Vida.

Quem estará no Papel no Varal

Ricardo Cabús. Poeta, tradutor, compositor e professor universitário, lançou dois livros de poesia, Cacos Inconexos e Estações Partidas, e A Galinha Saudosa, título de literatura infantil. É professor titular da UFAL, presidente do
Instituto Lumeeiro, idealizador e apresentador do sarau Papel no Varal, além de criador e diretor do Minuto de Poesia na Educativa FM. Atuou em mais de 100 recitais em Alagoas, Rio de Janeiro e Inglaterra.

Andréa Laís. Cantora e compositora alagoana, é uma das vozes expressivas da música nordestina contemporânea, unindo ancestralidade, ritmos regionais e experimentação eletrônica em seu trabalho. Socióloga por formação e artista por paixão, a cantora tem 15 anos de carreira marcada por premiações em festivais de música em Alagoas, parcerias com artistas consagrados do estado e uma turnê nacional. Andréa tem dois álbuns lançados, Solar (2017) e Presença (2021)
e dois singles autorais, Coco Dengoso (2023) e Chão do Chau (2024).

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda