Plataforma de eventos alagoana alcança 1 milhão de inscritos
Ajudando na organização de eventos em todo o Brasil, a Doity é destaque no segmento
Um projeto que surgiu ainda na faculdade, em 2011, sem muitas pretensões, hoje alcança a marca impressionante de 1 milhão de inscritos. Genuinamente alagoana, a Doity é uma plataforma online que ajuda a gerenciar eventos, oferecendo aos organizadores sites personalizados, venda de inscrições, emissão de certificados, entre outras várias funções. A ideia surgiu quando o empreendedor Uziel Barbosa percebeu que não havia uma ferramenta completa no mercado deste setor.
“Junto com Geraldo, meu sócio, em 2012 fizemos uma parceria com um investidor, que na época tinha um produto semelhante e alguns clientes. Como nossa plataforma era bem mais completa, a parceria foi no sentido de trazer os clientes dele de eventos corporativos para a nossa plataforma e alcançar novos organizadores. De lá pra cá, concentramos as forças em deixar a Doity cada vez mais útil para organizadores de eventos na captação de clientes”, conta Uziel.
Os empresários comemoram os números alcançados: mais de 14 mil eventos cadastrados em todo o Brasil e 1 milhão de inscrições realizadas. “A Doity auxilia os organizadores em todo o ciclo do evento: desde o site, a venda das inscrições, submissão de trabalhos científicos, passando pelo credenciamento, impressão de etiquetas para crachás, gestão financeira, até a emissão dos certificados e pesquisa de satisfação”, destaca.
De Alagoas para o mundo
Os sócios nem imaginavam atingir a marca em tão pouco tempo. À medida em que o projeto ganhava forma, a expectativa de grandes conquistas tornava-se cada vez mais possível. Mas eles não pretendem parar. Uziel explica que o mercado de eventos no Brasil é enorme. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), quase 600 mil eventos acontecem durante o ano no país.
“Atingimos uma parcela respeitável, mas ainda pequena se olharmos para o mercado como um todo. Nosso plano a curto prazo é aumentar a participação no segmento, além disso temos como objetivo internacionalizar a plataforma nos próximos anos. Hoje nossa sensação é de muita satisfação, de recompensa. Valeu a pena cada madrugada em claro, discutindo, planejando, programando”, frisa Uziel.
Prática e eficiente
Qualquer pessoa ou empresa pode cadastrar um evento. “A Doity é uma plataforma simples e fácil de gerenciar eventos e vender inscrições online. São diversas ferramentas que facilitam a gestão durante todo o ciclo do evento: pré-evento, com site, venda das inscrições, submissão de trabalhos, durante o evento, com credenciamento, controle de entrada, etiquetas para crachás, sorteios, e pós evento com emissão de certificados, pesquisa de satisfação e relatórios. O organizador não tem qualquer custo inicial, ele só paga uma pequena comissão das vendas feitas através da plataforma”, explica.
Vantagens
Hoje as demandas são resolvidas de maneira mais fácil. A empresa conta com uma grande equipe: comercial, administrativo, atendimento, desenvolvimento e design. Porém, nem sempre foi assim. Nos dois primeiros anos da Doity, todas essas funções eram desenvolvidas apenas por Uziel e Geraldo, que trabalhavam em outros locais e tinham apenas a noite para se dedicar à plataforma.
“Todas as pessoas que ajudaram a Doity a chegar a esse patamar fazem parte dessa conquista. Não só por utilizarem a plataforma, mas por cada feedback dado. As novas funcionalidades lançadas e ajustes feitos vem do retorno dos organizadores que sentem a necessidade e nos transmitem a demanda. Nossa maior satisfação é saber que estamos sendo úteis, que estamos ajudando o organizador a tornar seu evento um sucesso”, conclui Uziel.