Pousadas independentes disputam espaço com as grandes redes de hotéis
Empresários apostam na divulgação e na excelência do serviço para atrair turistas e criar relacionamentos valiosos
Uma pesquisa do Ministério do Turismo revelou que o Nordeste foi, mais uma vez, eleito como uma das regiões que mais recebem turistas no Brasil. Com um fluxo tão intenso de visitantes, pousadas independentes precisam pensar em estratégias para atrair o turista que costuma optar pelas grandes redes de hotéis na hora de viajar. É o caso dos sócios Gustavo Longman e Guilherme Luck, que administram as pousadas EcoCharme em Fernando de Noronha, um dos destinos mais procurados do mundo e eleita pelo Tripadvisor como a melhor ilha da América Latina.
Uma das estratégias da dupla é disponibilizar informações sobre serviços, comodidades e dicas de passeio no site da empresa, que conta ainda com uma descrição oficial e fotos de cada pousada integrante. “Além disso, trabalhamos muito para oferecer um ótimo produto e um excelente serviço aos hóspedes. Estamos sempre entre as mais bem avaliadas de Noronha no ranking no Tripadvisor. Essas avaliações são importantes para gerar mais exposição, pois é complicado competir com a divulgação dos negócios dos grandes hoteis, que possuem um lucro muito maior”, explica Longman.
Nas mídias sociais, o cuidado com o cliente também é redobrado. Perfis em redes como o Instagram e o Facebook são atualizados diariamente e nenhuma interação fica sem resposta. “É preciso que o cliente sinta que temos essa preocupação. Isso fortalece o relacionamento com a empresa e, consequentemente, melhora a avaliação do empreendimento na internet”, defende. Ele também acredita que os clientes que fazem a reserva online, através do próprio site da pousada, são os mais dispostos a concluir o ciclo e fazer uma avaliação mais detalhada sobre o serviço. “Eles estão dedicados a encontrar hoteis que realmente ofereçam serviço e custo-benefício excelentes. Isso fica claro nas avaliações que eles fazem, pois eles também são pessoas que gostam de compartilhar as experiências com a sua rede de amigos”, finaliza.