Prefeito JHC visita ruínas da antiga Fábrica Carmen para tornar local em espaço turístico
Fábrica no histórico bairro de Fernão Velho deverá se tornar um lugar de conexão entre a arte e o meio ambiente
Secom Maceió / Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues
Fotos: Edvan Ferreira / Secom Maceió
O histórico bairro de Fernão Velho vai entrar para o roteiro turístico de Maceió. Neste sábado (29), o prefeito JHC esteve na localidade, onde visitou as ruínas da antiga Fábrica Carmem e a Lagoa Azul, um lago preservado na região de Mata Atlântica que no passado abastecia a fábrica. O espaço deve virar ponto de atração turística, bem como a unidade fabril de tecidos, que já chegou a empregar cinco mil trabalhadores. De acordo com o prefeito, já está sendo discutido um planejamento estratégico para a área.
“A gente está aqui pensando propostas e ideias para que futuramente sejam trazidas para cá. Vamos levantar todas as informações necessárias e discutir um planejamento estratégico para além da aquisição, dar uma finalidade para essa área histórica. Nossa ideia é resgatar a história e ter conexão com a natureza”, disse JHC ao visitar o lago.
E completou falando que o lugar terá total atenção da administração. “Ficamos muito felizes em descobrir esses pontos que antes estavam invisíveis aos olhos da administração, e que agora passam a ter foco total para serem utilizados e preservados”, afirmou.
A ideia do Município é fazer do espaço um local que esteja alinhado com os princípios da sustentabilidade, para preservar a área de maneira correta. Além de fazer conexão da arte com o meio ambiente, preservando a história do bairro.
A visita do prefeito animou os moradores e antigos trabalhadores da Fábrica Carmem. Aldo Avelino, é morador e trabalhou na fábrica há 35 anos e de acordo com ele, os açudes que rodeiam o espaço eram utilizados para abastecer todo o bairro. Aldo conta ainda que espera que o local não continue abandonado.
“A expectativa é que o local não permaneça abandonado como está. O ideal seria reativar e ver uma maneira de trazer alegria para Fernão Velho, e não deixar a história dos trabalhadores ser esquecida, que a história seja reativada e contada. Espero que esse lugar se torne em um espaço para passeios turísticos, para que as pessoas conheçam a beleza daqui e que os turistas venham conhecer Fernão Velho”, disse.
Fábrica Carmen
Durante a visita ao bairro, o prefeito JHC esteve visitando as ruínas da antiga Fábrica Carmen, que na década de 1970, empregava cinco mil trabalhadores. Em 1980 houve uma crise econômica e a indústria acumulou prejuízos. Em 1996, a companhia parou os trabalhos, voltando a funcionar no ano seguinte, mas com capacidade produtiva menor. Em 2010 fechou as portas definitivamente, devido ao envelhecimento das máquinas e os investimentos para a modernização não serem suficientes.
Com o fechamento da fábrica e o consequente desemprego de centenas de operários, Fernão Velho, que passou a ser um bairro da capital em 2000, perdeu sua atividade econômica mais importante e as antigas ruas operárias foram aos poucos se transformando e dando lugar às rotinas de um bairro semelhante a outros de Maceió.