Prefeitura atua em bairros com altos índices de violência contra a mulher

Lançado em junho deste ano, o “Salve Mulher” é um programa de enfrentamento à violência contra mulheres e meninas.

Secom Maceió

Prefeitura atua em bairros com altos índices de violência contra a mulher Ação reuniu 50 mulheres da Cidade Universitária. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Dando continuidade às ações de combate a violência contra a mulher, equipes da Prefeitura de Maceió estiveram, novamente, nas ruas orientando a população. Desta vez, as ações ocorreram na Cidade Universitária, nesta terça (24), e a partir das 14h de hoje (25), as equipes estarão na feirinha do Tabuleiro, também na parte alta da cidade.

Na Cidade Universitária, às 18h, cerca de 50 mulheres se reuniram na Associação dos Moradores do Conjunto Cidade Jardim para dialogar com o Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres de Maceió. As representantes do Município ouviram os anseios e necessidades da população, além de informar sobre seus direitos e a campanha Agosto Lilás. Ao fim da conversa, as participantes tiveram uma aula de Zumba para fortalecer sua autoestima.

Prefeitura apresentou direitos das mulheres e fortaleceu compromisso com as vítimas de violência. Fotos: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Já na feirinha do Tabuleiro, a ação se dará através de 150 materiais impressos, entre panfletos e da cartilha “É sobre salvar mulheres”. O objetivo é fortalecer a frente “Mulher informada” do programa “Salve Mulher” na comunidade. Dentre as pautas trabalhadas, estão a violência contra a mulher, a ratificação da Casa da Mulher Alagoana como um espaço seguro para atender as vítimas e o empenho da atual gestão da Prefeitura em criar e fortalecer políticas públicas para mulheres de Maceió.

No bairro, foram entregues panfletos e cartilhas. Fotos: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A iniciativa, que integra o “Salve mulher”, escolheu os dois pontos por serem alguns dos bairros com maiores índices de casos de violência contra mulheres na capital. De janeiro a agosto de 2020, o Tabuleiro do Martins registrou 97 infrações contra a Lei Maria da Penha, enquanto a Cidade Universitária somou 86 boletins de ocorrência. Os locais ficam atrás apenas do Benedito Bentes, onde o Gabinete esteve no último dia 19. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP/AL).

Mulheres da comunidade compartilharam suas experiências e anseios. Fotos: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

“Queremos estar cada vez mais próximas da população, principalmente das mulheres, mostrando que elas não estão sozinhas. Grande parte das agressões ocorrem dentro de casa, e nós estamos oferecendo toda a estrutura para mudar a realidade das que precisam e garantir seus direitos”, pontuou Ana Paula Mendes, coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda