Sebrae amplia atendimento remoto e cursos online durante a pandemia
Busca pelos serviços triplicou neste período de isolamento social; negócio digital e finanças são as capacitações mais procuradas
Raphael von Sohsten / Savannah Comunicação Corporativa
Em meio à crise desencadeada pelo novo Coronavírus, é importante que os empresários mantenham a saúde financeira das empresas, especialmente os pequenos negócios. E para ajudar nessa missão, o Sebrae Alagoas reforçou o atendimento remoto ao público para auxiliar nas principais dificuldades encontradas no dia a dia da gestão do negócio.
O atendimento remoto busca orientar de forma rápida e ágil, para ajudar o empreendedor a atravessar essa crise. Segundo a analista da Unidade de Atendimento Empresarial (UAE) do Sebrae em Alagoas, Ariana Gonçalves, o crescimento da procura pelos canais remotos triplicou. “Uma das dúvidas mais recorrentes no atendimento remoto, é sobre a formalização do microempreendedor individual (MEI). Nós orientamos os empreendedores sobre temas de diversas áreas, como finanças, marketing e vendas, modelo de negócio Canvas, planejamento, entre outros”, relata a analista.
De acordo com dados fornecidos pela UAE do Sebrae em Alagoas, o aumento no atendimento remoto durante a pandemia por meio do WhatsApp cresceu cerca de 69%, comparado ao período de janeiro a abril de 2019. No caso do atendimento remoto feito pelo e-mail e chat, por exemplo, o levantamento apontou o aumento de 60%.
Com relação as ligações recebidas pela central de atendimento, o percentual considerável de aumento é o mais significativo: 324% a mais em comparação ao período de janeiro a abril de 2019, segundo aponta o relatório da UAE. Já a procura no portal do Sebrae teve o aumento de 30% para número de usuários e 24% de novos usuários e acessos nas sessões oferecidas pelo portal.
O período de isolamento social também provocou o aumento na procura por cursos de Educação a Distância (EAD) na plataforma do Sebrae, que passou a registrar mais de 200 inscrições por dia. “Desde o final do mês de março temos observado uma demanda grande de pessoas acessando a plataforma de cursos online do Sebrae. Essa busca tem sido registrada em todos os estados brasileiros, sendo os cursos de empreendedorismo digital e finanças os mais procurados”, diz a analista da Unidade de Atendimento Empresarial e gestora da Agenda de Capacitação do Sebrae em Alagoas, Débora Medeiros. Ela aponta a mobilidade dos cursos EAD e a busca pela qualificação como fatores decisivos para o crescimento das inscrições.
O número de concluintes nos cursos EAD também aumentou no período de janeiro a abril de 2020, totalizando 3.525 alunos, contra 946 estudantes que concluíram no mesmo período em 2019, conforme os dados apurados pelo relatório da UAE.
Devido ao grande volume de procura, alguns cursos foram atualizados com técnicas para melhorar a performance dos negócios no meio digital, principalmente neste momento de crise. De acordo com Débora Medeiros, a ideia é que o Sebrae em Alagoas invista ainda mais na modalidade EAD no cenário pós crise do Coronavírus.
“Disponibilizamos mais 30 novos cursos rápidos e gratuitos na plataforma nacional. Entre eles, cursos de mercado e vendas, inovação, planejamento, empreendedorismo. Inclusive, alguns voltados para o público adolescente”, destaca a analista. As inscrições podem ser feitas pelo Portal Sebrae (https://www.sebrae.com.br/
Canais de atendimento remoto
Além do atendimento pelo WhatsApp, no número (82) 99999-5519, o empresário pode receber orientações por outros canais remotos, como o portalsebrae.com.br/alagoas, o Telegram (t.me/sebraealagoas), chat e e-mail fale.sebrae.com.br, pelas redes sociais do Sebrae Alagoas, além da central de atendimento, no número 0800 570 0800.