Ufal sedia mais uma edição do Festival Nacional Paralímpico 2024

Evento acontece simultaneamente em todo o Brasil e celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico

Ufal sedia mais uma edição do Festival Nacional Paralímpico 2024

Neste sábado, 21, das 8h às 12h, acontece no Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) da Ufal, no Campus A. C. Simões, em Maceió, o Festival Paralímpico Loteria Caixa 2024. O evento, que acontece em 120 locais em todas as 27 unidades federativas do país, é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e oferece uma experiência inclusiva e lúdica do esporte paralímpico para crianças com e sem deficiência.

A ideia é promover a inclusão e a conscientização sobre o potencial de pessoas com deficiência. Crianças de 8 a 17 anos participam de diferentes modalidades paralímpicas de forma recreativa, contribuindo para a difusão do movimento paralímpico. Cada local oferecerá três modalidades esportivas.

O evento também celebra duas datas de grande relevância: o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22 de setembro). Além desta edição de setembro, uma segunda será realizada em 7 de dezembro, em comemoração ao Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência.

Veja mais no site.

Evento nacional

O Festival Paralímpico Loterias Caixa 2024 tem sido realizado na Universidade Federal de Alagoas desde 2022 e, neste periodo, cerca de mil crianças e jovens com deficiência passaram pelas atividades e puderam conhecer diferentes modalidades esportivas paralímpicas.

Além disso, mais de 200 graduandos do curso de Educação Física da Ufal (licenciatura e bacharelado) puderam vivenciar o esporte paralímpico e aprender elementos sobre como trabalhar com pessoas com deficiência na área específica. Segundo a professora Neiza Fumes, coordenadora técnica do evento, foi possível proporcionar vasta experiências para todos os participantes, contribuindo ainda para dar maior visibilidade às pessoas com deficiência em nossa sociedade.

“Destacamos ainda que os participantes são provenientes de diferentes cidades alagoanas e conta com a colaboração de pais, professores, gestores educacionais, profissionais de apoio. Esta colaboração torna o festival um grande momento de partilha e alegria para todos”, destaca a professora.

Na coordenação de Logística do evento, está a professora Soraya Dayanna Guimarães Santos. Maria Quitéria da Silva, Rosiane Amorim e Phelipe Moura são os professores  nas modalidades Bocha, Atletismo (arremesso e lançamentos) e Futebol.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda