Ufal vai celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

O evento é aberto ao público e faz reverência ao Dia Nacional de Teresa de Benguela, em homenagem à líder que comandou a luta do Quilombo de Quariterê, no século 18

Ascom Ufal

Ufal vai celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Terça-feira, 25 de julho, é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Para celebrar essa data, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Federal de Alagoas e o Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) promovem roda de conversa, das 8h30 às 11h30, no auditório da Reitoria do Campus A.C. Simões, em Maceió.

O evento é aberto ao público e faz reverência ao Dia Nacional de Teresa de Benguela, em homenagem à líder que comandou a luta do Quilombo de Quariterê, no século 18. “ o Julho das Pretas é uma atividade para fortalecer a ação política das mulheres pretas nas esferas da sociedade brasileira. Desde então, todos os anos, evidencia pautas relacionadas à superação da desigualdade de gênero e raça”, disse a professora Rosa Correia, vice-coordenadora do Neabi Ufal Maceió.

A professora Regla Toujaguez La Rosa Massahud, vice-coordenadora do Neabi no Campus de Engenharia e Ciências Agrárias (Ceca), ressalta que o evento pretende reverenciar as mulheres negras alagoanas. “Nosso objetivo é fazer conhecer, escutar e celebrar as mulheres negras que são lideranças em diversas frentes de trabalho no nosso estado de Alagoas: nas suas comunidades, na gestão e no apoio a povos tradicionais, na academia, dentre outros. No intuito de conhecermos as suas histórias, conquistas e desafios”.

Ela aproveita para convidar todas as pessoas da Ufal para participar. “Esperamos que toda a comunidade acadêmica se faça presente para celebrar conosco o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Esse será um evento resultado da união da Reitoria da Ufal, do nosso Neabi e do Sintufal”, ressaltou.

Programação

Serão três palestrantes na programação do evento: as professoras Rosa Correia e Regla Massahud e o professor Wagner Bijagó, coordenador do Neabi do Campus do Sertão. O evento terá três mulheres convidadas, que são Maria Helena de Souza, doutoranda da Ufal e quilombola; Marlene de Araújo, representante da Associação da Mulheres Artesãs Quilombolas da Serra das Viúvas, de Água Branca-AL; e Elis Lopes Garcia, coordenadora da Rede Mulheres de Comunidades Tradicionais.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Agenda