Valorização dos hábitos e crenças alagoanas é tema do Chá de Memória de outubro
Ação faz parte da programação mensal das comemorações dos 200 anos de emancipação política de Alagoas
Comunicação Gabinete Civil / Julianne Leão
A cultura determina a identidade de um povo. E é pensando nisso que o Gabinete Civil promove, nesta terça-feira (17), mais um Chá de Memória, com o compromisso de reconhecer e incentivar a preservação da história popular alagoana. O evento será realizado no Arquivo Público de Alagoas, no Jaraguá, às 16h.
O tema desta vez será “Mitos e Ethos Alagoanos – É de vera ou de brincadeira?” e contará com a participação da historiadora e antropóloga Dra. Vera Lúcia Calheiros.
Conforme a diretora do Arquivo Público de Alagoas, Wilma Nóbrega, o evento resgatará os elementos que constituem a cultura popular alagoana, como os ritos, mitos, símbolos, folclore e suas crenças e será uma oportunidade valiosa para resgatar a identidade alagoana.
“Tudo aquilo que foi criado e conservado por aqueles que existiram antes nós é o que forma nossa identidade e o que permite que tenhamos a sensação de pertencimento a Alagoas. É sempre bom lembrar as valiosas manifestações de nossa cultura”, disse Wilma.
O secretário de Estado do Gabinete Civil, Fábio Farias, comemora mais uma edição do Chá de Memória e convida os alagoanos a participar do momento, que avalia como uma “aproximação entre a história e a atualidade alagoana”.
“Nossa riqueza material e imaterial é de dimensão extraordinária. E isso impõe uma incansável missão de defesa e preservação. Todos nós devemos cuidar de tal riqueza, pois é nela que estão resguardados os valores tão importantes a nosso povo”, declarou Farias.
Serviço
O evento é gratuito e aberto ao público e serão emitidos certificados aos participantes.
O Chá de Memória é realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).